Nova York é uma cidade cheia de monumentos e esculturas icônicas para conhecer! São tantas opções que é comum ficar em dúvida sobre quais priorizar em uma primeira viagem. Como a lista é bem extensa, resolvi fazer um post com 17 das esculturas e monumentos mais famosos de Nova York. Se você está planejando viajar, não deixe de conferir!

Estátua da Liberdade

Foto William Volcov / Blog Nova York

Apelidada pelos americanos de Miss Liberty, a Estátua da Liberdade nada mais é que o principal símbolo de Nova York e dos Estados Unidos. Muitos não sabem, mas a estátua foi um presente dado pela França aos Estados Unidos, em comemoração aos 100 anos de independência norte-americana. Ela foi construída em 1884, desmontada e levada em milhares de peças à América. Em 1886 foi oficialmente inaugurada, tornando-se um dos monumentos mais famosos de todo o mundo. Por conta de sua importância cultural, hoje a Estátua da Liberdade é considerada um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Charging Bull (Touro de Wall Street)

O Charging Bull, mais conhecido como Touro de Wall Street, é uma escultura de bronze localizada em Bowling Green Park, no Financial District. O touro foi idealizado pelo artista Arturo di Modica em 1989 para representar o mercado financeiro americano.

O touro se tornou um símbolo tão popular em Nova York que muitos turistas passam pelo local para tirar fotos com as mãos nos chifres, focinho e testículos do touro. Um pouco estranho, né? Muitos dizem que o touro traz sorte e prosperidade! Sendo verdade ou não, não custa tentar.

Fearless Girl (A estatua da menininha)

Se você é fã de carteirinha da Big Apple, com certeza já deve ter visto uma foto da escultura Fearless Girl, em frente ao Touro de Wall Street. A obra foi instalada no local em 2017 pela agência de publicidade McCann New York, com o objetivo de enviar uma mensagem sobre diversidade de gênero. Em 2018 a garotinha de bronze foi levada a um novo endereço fixo, em frente à Bolsa de Valores de Nova York, no Financial District.

O Financial District é um lugar bem interessante de visitar, pois lá estão localizadas várias lojas e atrações legais, como o Wall Street, Federal Hall, Charging Bull e é claro, a Fearless Girl. Não deixe de explorar essa região!

(Foto: William Volcov/Blog Nova York)

Endereço: 11 Wall St, New York, NY 10005.

Balto – Central Park

É apaixonado por pets? Então você precisa conhecer a estátua de Balto, um cãozinho considerado herói pelos americanos. Se você já viu o filme Balto, vai saber do que estou falando! A escultura homenageia Balto e mais 150 cães, que percorreram grandes distâncias para levar medicamentos a uma cidade do Alasca chamada Nome, que na época enfrentava um grande surto de difteria. Por conta das condições climáticas, nenhum avião era capaz de pousar em segurança na cidade, mas graças aos esforços dos cães e seus condutores, o soro contra difteria conseguiu chegar ao local, salvando toda a população. Incrível, né?

A estátua em homenagem a Balto foi inaugurada em 1925, no Zoológico do Central Park. Ela foi desenvolvida pelo escultor Frederick George Richard Roth, que já havia retratado outros animais. Hoje ela está em outra parte do parque e é vista e fotografada por milhões de pessoas!

Endereço: East Dr, New York, NY 10022.

Strawberry Fields – Central Park

O Strawberry Fields não é uma escultura, mas um memorial em homenagem ao cantor John Lennon, falecido em 1980. A principal atração deste espaço é o mosaico Imagine, que faz referência a uma das canções mais famosas do artista. O local está sempre cheio de turistas, fãs e artistas independentes, cantando e tocando os sucessos do ex-Beatle.

O memorial está localizado nas proximidades do Dakota Building, residência do cantor e de sua esposa, Yoko Ono.

Alice in Wonderland statue (Monumento da Alice no País das Maravilhas)

A estátua de Alice no País das Maravilhas no Central Park é uma das mais populares das dezenas que estão espalhadas pelo parque. É uma representação de uma cena do romance clássico de Lewis Carroll, Alice’s Adventures in Wonderland, e mostra a protagonista, Alice, sentada em cima de um cogumelo e estendendo a mão para agarrar o relógio de bolso do Coelho Branco. O Chapeleiro Maluco está ao lado dela, parecendo que poderia explodir em uma gargalhada histérica a qualquer momento, enquanto o famoso Gato Cheshire olha atentamente por cima do ombro de Alice para a cena diante dele

O Central Park recebeu a estátua de Alice no País das Maravilhas em 1959. Ela foi esculpida por José de Creeft e encomendada por George Delacorte em homenagem à falecida esposa de Delacorte, Margarita. Delacorte então doou como um presente para as crianças que moram na cidade de Nova York. Mais de 50 anos após a instalação da escultura Alice no País das Maravilhas, no Central Park, em Nova York, os visitantes continuam a fazer da visita parte de seu roteiro.

Esta escultura é uma atração imperdível para qualquer fã de filmes da Disney, literatura clássica ou Alice no País das Maravilhas

Hans Christian Andersen Monument

Hans Christian Andersen Monument

O monumento ao autor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805–1875) mais conhecido por seus contos de fadas, incluindo A Pequena Sereia , O Patinho Feio, As Novas Roupas do Imperador
Uma estátua de bronze retrata o autor sentado sem a cartola e lendo sua história, O Patinho Feio, para um patinho. As crianças são frequentemente atraídas para subir na escultura e subir no colo de Andersen. Ele preside uma pequena praça, onde um programa sazonal de contação de histórias é apresentado para crianças desde 1957.

Meggy ao lado do Patinho feito da Estatua acima.

The Sphere – WTC

The Sphere é uma grande esfera de bronze localizada ao lado do One World Trade Center e do 9/11 Memorial. A esfera foi construída em 1971 e instalada entre as torres gêmeas do antigo World Trade Center. Após a tragédia, a obra foi encontrada em meio aos escombros, bastante danificada. Hoje ela continua em exposição, do jeito que foi encontrada.

Endereço: 155 Cedar St, New York, NY 10006.

9/11 Memorial

New York 2018 Photo: Vanessa Carvalho Instagram: @photovanessacarvalho ([email protected] ) www.vanessacarvalho.com.br

O 9/11 Memorial é um memorial construído em homenagem as vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001. O espaço conta com um memorial e com um museu, repleto de detalhes sobre a tragédia. Como o museu pode ser muito forte para algumas pessoas, recomendo visitar o memorial externo, formado por duas grandes fontes iluminadas. Ao redor da fonte estão gravados os nomes das vítimas dos atentados.

Endereço: 180 Greenwich St, New York, NY 10007.

The Unisphere – Flushing Meadows

A Unisphere é o principal símbolo do Flushing Meadows – Corona Park, parque localizado na região do Queens. A escultura em forma de globo terrestre foi projetada pelo arquiteto paisagista Gilmore D. Clarke, para a Feira Mundial de Nova York de 1964-65. Na obra é possível observar os continentes, as principais cadeias montanhosas e as trilhas dos primeiros satélites. Se você gosta de ciência, super recomendo a visita! Além de todo seu significado, a Unisphere possui um visual metálico super instagramável.

Titanic Memorial Park

O Titanic Memorial é um farol construído em homenagem as pessoas que morreram durante a tragédia do Titanic, em 1912. Apesar de simples, recomendo dar uma olhadinha caso esteja passando pela região! 

Endereço: Pearl St, New York, NY 10038.

Memorial da Segunda Guerra Mundial de Battery Park

East Coast Memorial está localizado no extremo sul do Battery Park e esse memorial homenageia os 4.601 soldados americanos desaparecidos, que perderam a vida no Oceano Atlântico, enquanto estavam em combate durante a Segunda Guerra Mundial.

O monumento consiste em uma grande praça pavimentada com oito enormes postes de granito cinza, nos quais estão inscritos os nomes, classificação e estado de cada um dos falecidos. No lado oriental da praça, uma monumental águia de bronze esculpida e colocada em um pedestal de granito preto polido, segura uma coroa de louros sobre uma onda – significando o ato de luto. O monumento foi dedicado pelo Presidente John F. Kennedy (1917-1963) em 23 de maio de 1963.

Hope Sculpture

Obras “Hope Sculpture”, que representa a esperança de mudar o mundo e transformá-lo em um lugar melhor para todos.

Desde de 2014, a obra de arte está disponível nas ruas de Nova York e aos poucos vem se transformando em um dos lugares mais queridos dos turistas, tanto que é muito comum ver filas para tirar fotos no local.

Coloque no seu roteiro uma visita à obra de arte e registre esse momento de esperança para o mundo.
200 W 53rd St, New York, NY 

Love Sculpture

Mamãe da Vanessa – Cibele pousando para a foto.

Do artista Robert Indiana pode não ser muito conhecido pelos brasileiros, mas quando nos referimos à escultura “Love”, é unânime, todos conhecem e associam a Nova York.

Idealizada em 1964, originalmente, como um selo para servir de cartão de Natal para o Museum of Modern Art (MOMA) em Nova York, a escultura foi criada alguns anos de depois em 1970 e ganhou fama mundial.

Atualmente, a escultura original encontra-se em Indianápolis nos EUA e existem diversas réplicas espalhadas pelo mundo, Infelizmente a cópias que ficava exposta nas ruas de Nova York foi retirada e não tem previsão de retorno, resolvi postar ela antes que vocês me perguntem sobre. rsrsrsrsrs

Washington Square Arch

O Washington Square Arch é um grande arco de mármore localizado no Washington Square Park, em Greenwich Village. A obra foi construída em 1871, para comemorar o centenário da posse do presidente dos Estados Unidos George Washington. Muitos descrevem o monumento como uma versão menor do arco do triunfo! Você também achou parecido?

Endereço: Washington Square N, New York, NY 10012.

The Vessel

The Vessel é uma estrutura de 45 metros de altura localizada no Hudson Yards, grande complexo imobiliário de Nova York. A obra, desenvolvida pelo artista britânico Thomas Heatherwick, possui um visual diferente que lembra muito uma colmeia de abelhas. Como vocês podem ver pelas fotos, a construção é composta por muitas escadas, que se conectam umas as outras. Pode não parecer, mas o The Vessel possui 154 lances de escadas e quase 2.500 degraus, o equivalente a um prédio de 15 andares.

Se você gosta de tirar fotos diferentes, recomendo explorar bastante o The Vessel. Você pode tirar fotos nas escadas, no topo e também do lado de fora, em frente a estrutura. Os registros ficam incríveis!