Um guia passo a passo do que fazer antes de embarcar para Os Estados Unidos

Se você está só nos preparativos para ir aos Estados Unidos, já deve saber que precisa de um visto para entrar no país. Como esta é uma etapa fundamental da preparação da sua viagem e requer uma visita a um dos consulados ou à Embaixada em Brasília, nós organizamos dicas práticas para você conseguir passar por esta fase sem preocupação.

Como obter seu visto em apenas 4 passos:

1. Verifique a data do seu passaporte

  • O documento é fundamental para fazer o pedido do visto e viajar aos Estados Unidos.
  • O passaporte tem que estar válido por, pelo menos, mais seis meses depois da data de pedido no visto. Exemplo: se você vai fazer o pedido no dia 1º de junho, seu passaporte deve ser válido até 1º de dezembro ou mais.
  • Como obter: na Polícia Federal, que  disponibiliza todas as informações necessárias para dar entrada no documento.

Assim que você tiver o documento em mãos, pode começar a se preocupar com o visto.

2 – Preencha o formulário DS-160

formulário DA-160 serve para você pedir a entrevista necessária para obter o visto para os Estados Unidos. Não é tão difícil assim e dá até para pedir de última hora. O processo, que antes demorava até 100 dias, foi revisado e agora leva até dois dias, segundo a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

  • Como você não quer correr riscos, o ideal é pedir com pelo menos uns dois meses de antecedência!
  • Tudo o que você precisa é ter todos os documentos necessários em mãos e uma ideia do seu roteiro de viagem pelo país.
  • formulário deve ser preenchido em inglês, mas a tradução em português de todas as perguntas está visível ao passar o cursor do mouse sobre a pergunta!

O que ter em mãos para preencher o formulário DS-160

  • Documentos

Separe passaporte (inclusive passaportes antigos com vistos antigos, se tiver) e documentos que comprovem o vínculo com o país de residência.

  • Fotos no local

Quando ele pedir uma foto, você não precisa enviar. As fotos serão tiradas na ida ao CASV (leia passo 3).

  • Atenção ao número de identificação

Anote o número de identificação que é gerado automaticamente para acessar o arquivo, se quiser fazer alguma alteração no futuro. É muito importante anotar este número, caso contrário, se você precisar mudar alguma coisa e não tiver a identificação, vai ter que começar tudo do zero.

  • Saiba o seu destino

A Embaixada não exige que você tenha comprovantes de reservas dos lugares onde pretende ficar nos Estados Unidos, mas é importante saber os destinos que quer visitar e adicionar ao formulário.

3 – Pague a taxa e agende a entrevista

  • Uma vez preenchido o formulário DS-160, você deve agora criar uma conta no site de solicitação de entrevista.
  • Através do site, você poderá pagar as taxas de solicitação do Visto de Não Imigrante (MRV). É possível pagar com cartão ou boleto bancário.
  • Agora você precisará agendar a sua entrevista de visto. Também deverá agendar uma ída ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Vistos (CASV).
  • Os CASV são responsáveis por coletar impressões digitais e fotos dos candidatos e estão localizados nas mesmas cidades onde ocorre a entrevista.
  • A entrevista na Embaixada ou Consulado precisa ser agendada para depois da visita ao CASV.

A entrevista no Consulado ou Embaixada é presencial e só pode ser feita na data marcada.

Se você não mora em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre ou Recife e vai precisar viajar, nós estamos aqui para te ajudar.

4- Compareça à entrevista

No dia da entrevista, é muito importante lembrar de levar, além do seu passaporte atual, vistos antigos que estão em passaportes que perderam a validade. Levar documentos que, de alguma maneira, comprovem sua intenção de retornar ao Brasil é indispensável para não correr riscos de ter o visto negado.

Organize seus documentos e leve-os impressos

  • Comprovante de renda

Comprovante de renda suficiente para cobrir todas as despesas enquanto estiver nos Estados Unidos (ex: contra-cheques, comprovante do imposto de renda, extratos bancários).

  • Vínculo com o Brasil

Comprovante de que você tem laços significativos com o país ao qual você deseja retornar no fim de sua estadia nos Estados Unidos, geralmente estabelecido pela comprovação de laços familiares, profissionais, imóveis, emprego ou outros laços e compromissos com um país diferente dos Estados Unidos. Documentos que atestem este tipo de vínculo ajudam a não ter problemas para tirar o visto.

Se você quiser ver mais informações sobre visto, assista aos vídeos do canal da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil:

Leia no blog: Dicas de como planejar sua viagem

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *