A cidade de Nova York está um passo mais perto de dar as boas-vindas a um novo marco incomum: uma piscina pública olímpica flutuando no East River.
Depois de mais de 10 anos de financiamento coletivo, testes e campanhas, os designers do projeto dizem que as autoridades municipais agora lhes deram sinal verde para prosseguir com o plano.
A proposta, batizada de “+ Pool, verá uma piscina pública de 285.500 galões construída em uma ilha flutuante. Camadas de “membranas de filtração” tornarão a água segura para nadar enquanto, simultaneamente, limparão o rio ao redor, de acordo com os organizadores do projeto, que dizem que a piscina limpará 600.000 galões de água do rio todos os dias.
Com a forma de um sinal de mais, os quatro braços da piscina servirão a diferentes propósitos: para crianças, esportes, natação e descanso. Vai acomodar até 300 pessoas por vez, com uma capacidade diária proposta de 1.800 visitantes.
Leia no Blog Nova York: Lista de piscinas públicas e gratuitas de Nova York
O projeto foi concebido em 2010 como uma colaboração entre a empresa de design PlayLab e os co-fundadores da agora extinta clínica de arquitetura de Nova York, Family.
Desde então, os designers consultaram engenheiros e arquitetos navais para melhorar o design da piscina, com o projeto atraindo o apoio de figuras importantes, incluindo Kanye West e o ator Neil Patrick Harris . O candidato a prefeito de Nova York, Andrew Yang, também fez do + Pool uma parte de sua plataforma política , prometendo “trazer a primeira piscina flutuante com autofiltração para Nova York”.
Sinal verde ou Luz Verde para + Pool
De acordo com o PlayLab, a Economic Development Corporation (NYCEDC) de Nova York já deu “confirmação para prosseguir com a devida diligência”.
A luz verde significa que os designers podem começar a trabalhar no “termo de compromisso do projeto, planejamento de logística, pilotagem no local e envolvimento da comunidade”, de acordo com um post que anuncia a decisão.Os organizadores ainda estão procurando levantar capital público e privado para tornar o projeto uma realidade, com o + Pool estimado em mais de US $ 20 milhões .
Os apoiadores também podem pagar e personalizar uma das 70.000 peças do pool, por algo entre US $ 25 e US $ 249. A equipe por trás do + Pool já testou sua tecnologia de filtragem em outra localidade de Nova York: o Rio Hudson. Em 2014, os organizadores do projeto lançaram uma versão em pequena escala da piscina, chamada “Float Lab”, para ver como ela funcionava em condições reais do rio.
Financiado por uma unidade Kickstarter de US $ 300.000, os projetistas fizeram parceria com cientistas da Universidade de Columbia e da empresa de engenharia Arup para testar a tecnologia, concluindo que ela poderia “filtrar a água do rio de acordo com os padrões de qualidade sem o uso de produtos químicos”. Além do financiamento, ainda existem vários obstáculos logísticos a serem superados pelo projeto, como proteger a piscina de detritos flutuantes durante tempestades e operar durante os meses de inverno.
No momento, + Pool está programado para ficar aberto por 15 semanas por ano, embora os designers do projeto tenham dito que estão explorando o uso de energia solar para aquecer a piscina para nadadores em climas frios.
Leia no Blog Nova York: Lista de piscinas públicas e gratuitas de Nova York